quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Enfim setembro...


Buenas Gauchada, chega enfim o mês mais aguardado pelos gaúchos... Setembro!

Mês em que os gaúchos relembram de suas virtudes, em que o amor pelo Rio Grande aflora de forma mais intensa, em que os Tradicionalistas vivem intensamente tudo o que o tradicionalismo oferece...

Deixam-se de lado algumas preocupações com competições e rivalidades, vizitam-se os CTGs, todos dançam porque gostam, escutam mais música gaúcha, cantam, declamam, se fazem mais gaúchos pelo simples fato de estarmos em setembro.

Infelizmente, da mesma forma que estes sentimentos afloram em setembro, eles acabam no dia 20 de setembro e depois, nos CTGs o foco volta para as competições e para qualquer outra coisa que não seja a cultura gaúcha e os gaúchos voltam a ser simplesmente moradores do estado so Rio Grande do Sul.

Fica aqui as minhas dúvidas.. até onde todo esse sentimento é verdadeiro? Até onde tudo isso que fazemos dizendo que é pela cultura do Rio Grande é válido? Porque depois deste período os CTGs não se vizitam mais? Porque os CTGs viraram escolas de dança e não mais verdadeiros Centros de Tradição Gaúcha? Que valores queremos passar para as crianças que serão os futuros gaúchos, sócios ou não de CTGs, mas os que levarão isso tudo adiante? O que realmente importa, cultuar a tradição gaúcha ou ganhar um ENART?

Nenhum comentário:

Postar um comentário